Carlos França, ministro das Relações Exteriores
Para Carlos França, uma eventual exclusão da Rússia do G20 não resolveria o verdadeiro problema, que se concentra no conflito com a Ucrânia.| Foto: Gabriel Albuquerque/MRE

O Brasil defenderá que a Rússia permaneça no G20, grupo de que reúne as maiores economias do mundo. A afirmação foi feita na segunda-feira (18) pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Segundo ele, uma eventual exclusão não resolveria o verdadeiro problema, que se concentra no conflito entre Rússia e Ucrânia.

“Ao G20, já manifestamos claramente a posição para que a Rússia pudesse participar da cúpula de líderes. A exclusão da Rússia não ataca o verdadeiro problema, que é o conflito”, disse o ministro, em entrevista coletiva ao lado da diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala. Os Estados Unidos anunciaram que pretendem se retirar das reuniões do G20 em que estiverem presentes diplomatas e demais membros do governo russo.

No encontro de ontem, o governo brasileiro pediu ainda que a OMC auxilie na criação de mecanismos que permitam livre trânsito de fertilizantes e demais insumos agrícolas da Rússia e de Belarus, flexibilizando restrições impostas aos países em decorrência da guerra na Ucrânia.