Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Exoneração

Bruno Serra deixa Diretoria de Política Monetária do Banco Central

Bruno Serra Fernandes pediu exoneração do cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central. (Foto: Pedro França/Agência Senado.)

Ouça este conteúdo

O Banco Central (BC) comunicou nesta segunda-feira (27) a saída do diretor de Política Monetária, Bruno Serra Fernandes. O mandato de Fernandes terminou em 28 de fevereiro e ele seguiu como interino no cargo, mas acabou pedindo a exoneração. "Em nome do Banco Central, o presidente Roberto Campos Neto agradece ao diretor Bruno Fernandes pelos relevantes serviços prestados ao Banco Central e à Diretoria Colegiada", diz a nota da autarquia.

A exoneração de Fernandes, com validade a partir de 23 de março, foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU), informou a Agência Brasil. Agora, cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomear o substituto. O escolhido também deve passar por sabatina no Senado. Mais cedo, ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, afirmou que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado está pronta para analisar as indicações do presidente.

A decisão ocorre em meio às discussões sobre a taxa básica de juros, a Selic, e pressões do governo federal para sua redução. Os diretores e o presidente do BC são os integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão responsável pela definição da Selic. O Copom reúne-se a cada 45 dias e o próximo encontro está marcado para os dias 2 e 3 de maio.

A Diretoria Colegiada do Banco Central é composta pelo presidente e mais oito diretores. Conforme a Lei Complementar nº 179/2021, que estabeleceu a autonomia do Banco Central, os mandatos são fixos e têm duração de quatro anos, podendo ser renovados por apenas uma vez.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.