Superintendência da Receita Federal, em Brasília: queda na arrecadação de tributos em meio à pandemia tem impacto nas contas públicas.
Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta-feira (31) PL que prorroga entrega do IRPF.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30) um pedido de urgência para a votação do projeto de lei que prevê a prorrogação, por 90 dias, do prazo final para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A proposta pode ser votada na sessão desta quarta-feira (31), segundo a Agência Câmara de Notícias.

Caso o PL 639/2021 seja aprovado, as declarações poderão ser apresentadas até 31 de julho de 2021. O deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR) é autor do projeto. Bueno defende que o prazo seja estendido devido a dificuldade que algumas pessoas enfrentam para conseguir os documentos necessários para fazer a declaração de imposto de renda.

"Infelizmente o governo parece não enxergar que enfrentamos uma pandemia e manteve o prazo usual de declaração do IR como se essa crise já estivesse superada. Esse não é o cenário e precisamos aprovar essa prorrogação de prazo", disse o deputado em nota.