Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Washington Costa/Ministério da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o câmbio atual é resultado, principalmente, do choque causado pela pandemia de Covid-19 e também por causa da centro-esquerda que, na opinião do ministro, vende uma imagem negativa do país no exterior. Ele afirmou que a taxa atual é um excelente momento para os estrangeiros investirem no Brasil, já que a recuperação econômica tende a fazer com que o real se fortaleça.

As declarações foram dadas em entrevista aos jornais El Mundo e Expansión, transmitida nesta sexta-feira (19). Atualmente, o dólar está custando em torno de R$ 5,40. "Esse tipo de câmbio de 5 e pouco é um excelente momento para investir em Brasil. Ele é fruto muito mais do choque da pandemia e um pouco ainda do problema interno político, porque depois de 30 anos de centro-esquerda, os que perderam as eleições não estão de acordo com isso, e vendem uma imagem negativa do Brasil no exterior. Agora, a centro-direita está mudando essa realidade do Brasil", afirmou Guedes.

O ministro acredita que o câmbio deve diminuir dentro dois anos, quando acontecerá a recuperação da economia, puxada por investimentos privados, afirma. "Nós esperamos, que depois de lutar contra essa pandemia, esperamos dentro dos próximos dois anos recuperar a economia já não baseada em gastos públicos e sim com base em investimentos privados. Então, depois, a taxa de câmbio deve ir para um patamar menor", explicou.