O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.| Foto: José Cruz/Agência Brasil.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, vai presidir o Conselho Consultivo das Américas, do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) a partir do dia 9 de janeiro. Com dois anos de mandato, ele substituirá John Williams, presidente do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano).

Conhecido como Banco Central dos Bancos Centrais, o BIS tem sede na Basileia, na Suíça, e atua para promover ações coordenadas entre autoridades monetárias de todo o planeta, principalmente em momentos de crise financeira global. A instituição financeira também funciona como primeira contraparte para as transações dos Bancos Centrais.

Eleito pelo Conselho de Diretores do BIS, Campos Neto é o segundo brasileiro a ocupar o cargo. O primeiro foi o ex-presidente do BC, Henrique Meirelles. Criado em 2008, o Conselho Consultivo das Américas (CCA) é formado pelos presidentes de Bancos Centrais dos seguintes países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru.

Além de promover discussões e facilitar a colaboração entre os bancos centrais, o BIS tem as seguintes atribuições: dar suporte ao diálogo com outras autoridades responsáveis pela promoção da estabilidade financeira e conduzir pesquisas sobre políticas de interesse das autoridades monetárias em todo o mundo. Com informações da Agência Brasil.