O serviço em nuvem do banco americano Capital One foi invadido em uma das maiores violações de dados de uma grande instituição financeira dos EUA, com o roubo de informações de mais de 100 milhões de clientes. A informação foi confirmada nesta terça-feira (30) pela empresa, que estima prejuízos que variam de US$ 100 milhões a US$ 150 milhões no curto prazo. É um dos casos mais graves a afetar o setor de serviços financeiros naquele país.

Uma mulher de 33 anos foi detida em Seattle suspeita de romper um firewall mal configurado que era mantido pelo Capital One. Segundo o banco, um hacker acessou cerca de 100 milhões de pedidos de cartão de crédito feitos entre 2005 e o início de 2019. Autoridades americanas dizem que a violação também incluiu 140 mil números da Previdência Social e 80 mil números de contas bancárias, selecionados a partir das dezenas de milhões de solicitações de crédito.

Afetado pela fragilidade de segurança, o Capital One se destaca nos Estados Unidos como um dos principais defensores do serviço em cloud para o mundo bancário, com intenção de fechar todos os seus data centers até o final de 2020.