Cerca de 700 mil contribuintes caíram na malha fina em 2019
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um total de 700.221 contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física 2019, conforme informação divulgada nesta segunda-feira (9) pela Receita Federal. O número equivale a 2,13% das 32.931.145 declarações recebidas pelo fisco neste ano. Caso não tenha aparecido no sétimo e último lote de restituições, cuja consulta foi aberta também nesta segunda, nem tenha sido contemplado nos lotes anteriores, o contribuinte teve sua declaração retida pela Receita e deve regularizar a situação.

Os principais motivos para a retenção foram a omissão de rendimentos do titular ou dos seus dependentes (35,6% dos casos); inconsistência na dedução de despesas médicas (25,1%); divergências entre o Imposto de Renda Retido na Fonte informado na declaração e o informado pela fonte pagadora (23,5%); e problemas na dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras (12,5%).

Apenas com a retificação das informações e a correção das pendências, o contribuinte que caiu na malha fina terá sua restituição liberada. Neste ano, 74,9% das declarações retidas têm imposto a restituir, 22,4% têm imposto a pagar e 2,7% têm saldo zero. Para corrigir a situação, o contribuinte deve consultar o extrato do processamento da declaração no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal para verificar a inconsistência. Depois de constatar o problema, o contribuinte deve fazer a declaração retificadora, por meio do mesmo programa usado para enviar a declaração original e que pode ser baixado na página da Receita Federal.