China carne bovina
Retomada da compra de carne bovina brasileira pela China ocorre um mês após a suspensão por conta de um caso isolado do “mal da vaca louca”.| Foto: Wenderson Araújo/CNA

O ministro Carlos Fávaro, da Agricultura, anunciou que a China vai retomar a importação de carne bovina brasileira. A decisão vale para animais abatidos a partir desta sexta-feira (24).

A suspensão do embargo em vigor há mais de um mês e foi decidida em uma reunião de Fávaro com representantes da autoridade sanitária do país, a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), nesta quinta (23).

“A grande audiência do dia foi na GACC, onde tivemos com o ministro e eles fizeram o grande anúncio do levantamento da suspensão dos embargos da carne bovina brasileira. Isso era esperado há alguns dias”, disse Fávaro, segundo o jornal "O Globo".

Fávaro afirmou, ainda, que "isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira".

A exportação de carne brasileira para a China estava suspensa desde meados de fevereiro após a descoberta de um caso atípico de um animal com o “mal da vaca louca” no estado do Pará. Exames realizados pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) comprovaram que foi uma ocorrência isolada e atípica, ou seja, de causas naturais.

A decisão da China ocorre a apenas três dias do início da visita oficial do governo brasileiro ao país, com uma grande comitiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros e empresários. O país asiático é responsável pela compra de mais de 60% da carne bovina exportada pelo Brasil, com um volume de US$ 8 bilhões em negociações.