Fachada das Lojas Americanas na praca Carlos Gomes. centro de Curitiba.
A CVM vai apurar possível uso de informação privilegiada (insider trading) no caso Americanas.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou nesta sexta-feira (27) a abertura de dois inquéritos para investigar a situação da Americanas. A autarquia vai apurar possível uso de informação privilegiada (insider trading) e eventuais irregularidades nas negociações com ativos de emissão da companhia.

Os inquéritos administrativos instaurados serão conduzidos pela Superintendência de Processos Sancionadores (SPS) da CVM, informou a autarquia, em nota. No último dia 11, a empresa anunciou um rombo de R$ 20 bilhões em inconsistências contábeis. A Americanas está em processo de recuperação judicial. A autarquia também abriu processos administrativos em diferentes superintendências e áreas de atuação.

Os processos serão usados para apurar eventuais irregularidades na divulgação de notícias, fatos relevantes e comunicados; a conduta da companhia, acionistas de referência e administradores; as denúncias recebidas pelos canais de atendimento da autarquia. Além disso, vão apurar a atuação de intermediários enquanto coordenadores líderes em ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários de emissão da companhia; e a atuação das agências de classificação de risco de crédito em relação a Americanas.