crescimento
O destaque da redução ficou com as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que tiveram baixa de 16,9% ma busca por crédito.| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo / Arquivo

Dados de um levantamento realizado pela Serasa Experian mostram que outubro registrou a queda mais acentuada do ano na demanda por crédito por parte das empresas, quando houve uma redução de 16,4%, o que demonstra um sinal de desaquecimento da economia brasileira, motivada em parte pelo alto patamar da taxa de juros. Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta quinta-feira (24).

O destaque da queda ficou com as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que tiveram baixa de 16,9% na busca por crédito. As médias empresas tiveram uma redução de 1,4%. As companhias de grande porte foram as únicas que registraram alta na busca pelo recurso financeiro, com crescimento de 3,1%. A pesquisa foi elaborada a partir de uma amostra de aproximadamente 1,2 milhão de CNPJs consultados mensalmente na base de dados da Serasa.

“O crédito doméstico permanece como predileto pelas grandes empresas em detrimento do aumento de juros do mercado internacional. Essa tendência pode permanecer até o início de 2023, tendo em vista a necessidade de pagamento de contas pesadas como impostos e férias que comprometem o fluxo de caixa. Para as pequenas e médias, a permanência da alta da taxa Selic é um agravante para que estejam mais cautelosas com a tomada de recurso”, avaliou o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Na análise por setor, a queda mais acentuada na busca por crédito foi registrada entre as empresas de Serviços (-20,8%), Indústria (-13,5%) e Comércio (-11%). No ranking regional, a região Sul teve uma redução de 39,4%, seguida pela Nordeste (-8,1%), Sudeste (-7%), Centro-Oeste (-3,2%) e Norte (-0,7%).