Bolsa de valores-ibovespa
Ibovespa chegou a romper o nível dos 118 mil pontos na tarde desta quarta-feira (16).| Foto: Rafael Matsunaga/Fotos Públicas

A combinação de vencimentos do Ibovespa, votação sem sustos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e a promessa do Fed (o banco central dos EUA) de continuar injetando recursos nos mercados financeiros de forma contínua contra a recessão levou o principal índice da bolsa de valores de São Paulo, B3, a romper o nível dos 118 mil pontos na tarde desta quarta-feira (16). O índice terminou o pregão em 117.857 pontos (+1,47%), maior nível desde 22 de janeiro, marcando ganho no ano de 1,91%.

O dólar também teve novo dia de alta, em descompasso com a euforia vista na Bolsa e a queda no risco Brasil, medida pelo derivativo Credit Default Swap (CDS), que chegou a cair a 148 pontos, o menor nível em 9 meses. Profissionais das mesas de câmbio dizem que pesou ontem a demanda por dólar à vista, comum na reta final do ano, para empresas e fundos remeterem juros e dividendos ao exterior. Após a fala de Powell, o dólar passou a cair ante moedas fortes e se enfraqueceu em alguns emergentes. No fechamento doméstico, o dólar à vista encerrou em alta de 0,34%, cotado em R$ 5,1062.