Além do Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq também estavam em alta: 1,2% e 1,4%, respectivamente
Além do Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq também estavam em alta: 1,2% e 1,4%, respectivamente| Foto: Pixabay

O índice Dow Jones saltou 300 pontos, em uma alta de 1,2%, nesta quinta-feira (29), depois que o governo chinês afirmou não estar interessado em ampliar a guerra comercial contra os Estados Unidos. "A China tem amplos meios de retaliação (contra eventuais aumentos de tarifa), mas achamos que a questão que deve ser discutida agora é sobre a remoção de US$ 550 bilhões em novas tarifas para evitar a escalada da guerra comercial”, disse Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio.

A declaração acontece dias após as tarifas retaliatórias consecutivas acirrarem ainda mais o conflito entre os dois países. Na última sexta-feira (23), o índice Dow Jones afundou mais de 600 pontos, queda de quase 2,4%. Durante seu comunicado, o ministro confirmou que as discussões para uma reunião presencial em setembro estão em andamento. "O mais importante é criar as condições necessárias para a continuidade das negociações", disse.

No Brasil, o Ibovespa opera em alta, seguindo o ânimo das bolsas internacionais por conta da declaração chinesa. Às 11h21, o índice subia 0,83%, a 99.010 pontos.