Guardia foi ministro da Fazenda em 2018. Em 2019 foi anunciado como sócio e CEO da BTG Pactual Asset.
Guardia foi ministro da Fazenda em 2018. Em 2019 foi anunciado como sócio e CEO da BTG Pactual Asset.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O economista Eduardo Guardia, ex-ministro da Fazenda do governo de Michel Temer e atual CEO da BTG Pactual Asset, morreu nesta segunda-feira (11) aos 56 anos em São Paulo. Ele era casado há 30 anos com a pedagoga Maria Lúcia e não deixa filhos. A causa da morte não foi informada.

Guardia foi ministro da Fazenda do Brasil em 2018, secretário-executivo do mesmo ministério entre 2016 e 2018, secretário do Tesouro Nacional em 2002, além de secretário de Fazenda do Estado de São Paulo, entre 2003 e 2006. Em 2019 foi anunciado como sócio e CEO da BTG Pactual Asset. Trabalhou ainda como diretor executivo da B3 e diretor Financeiro e de Relações com Investidores da gestora GP Investments. Guardia era doutor em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP).

Em nota, o Ministério da Economia lamentou a morte do executivo. "O Ministério da Economia recebeu com pesar e tristeza a notícia do falecimento do economista Eduardo Refinetti Guardia, que ocupou o cargo de ministro da Fazenda do Brasil em 2018. Guardia também foi secretário-executivo da antiga pasta entre 2016 e 2018, e secretário do Tesouro Nacional no início dos anos 2000, entre outros cargos na estrutura do ministério. Durante sua trajetória pública, a atuação de Guardia foi fundamental na construção de soluções importantes para a economia brasileira. O ex-ministro sempre se notabilizou pelo trabalho incansável, a gentileza no trato e o permanente espírito público, inspirando todas as equipes que liderou. O ministro Paulo Guedes relembrou a capacidade de diálogo de Guardia, que contribuiu de forma relevante para a troca de informações institucionais no período de transição de governo. Neste momento de dor, o ministro Guedes e os servidores do ministério da Economia manifestam respeito e solidariedade aos familiares e amigos de Eduardo Guardia", diz a pasta.

A B3 também emitiu uma nota de pesar pela morte do ex-diretor. “Com a morte de Eduardo Guardia, a B3 se despede de um líder que instilou os melhores valores, que foi exemplo e nos ajudou a construir a empresa que somos. Hoje, muitos de nós também perdemos um amigo, um grande amigo. Nosso país se despede de um homem público que trabalhou e acreditou sempre, em diferentes momentos de sua vida, que nosso papel como cidadãos é tomar as decisões que fazem o Brasil melhor. Eduardo Guardia fará falta. Aos seus familiares e amigos, o carinho de todos aqui da B3 e a certeza de que partilhamos de sua imensa perda.”