Aloizio Mercadante (PT) apresentou cinco novos diretores que irão trabalhar ao seu lado no BNDES a partir de janeiro de 2023. A maioria dos novos membros é composta por nomes do mercado.
Aloizio Mercadante (PT) apresentou cinco novos diretores que irão trabalhar ao seu lado no BNDES a partir de janeiro de 2023. A maioria dos novos membros é composta por nomes do mercado.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante (PT), apresentou nesta quarta-feira (21) seis novos diretores que irão trabalhar ao seu lado no banco público a partir de janeiro de 2023. A maioria dos novos membros da diretoria do BNDES é composta por nomes do mercado.

Os diretores anunciados foram os seguintes:

  • Diretoria Financeira: Alexandre Abreu, presidente do Banco do Brasil em 2015 e 2016 e ex-presidente do Banco Original;
  • Diretoria de Planejamento: Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento;
  • Diretoria de Mercado de Capitais: Natalia Dias, presidente do Standard Bank Brasil
  • Diretoria de Inovação: José Luis Gordon, ex-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii);
  • Diretoria Social: Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e uma das criadoras do Bolsa Família;
  • Diretoria de Economia Verde: Luciana Costa, presidente da subsidiária brasileira do banco de investimentos francês Natixis;

O anúncio ocorreu durante almoço com aproximadamente 20 empresários e executivos dos principais setores da economia do país, realizado na casa do presidente do Conselho de Administração do grupo Esfera, João Camargo, no Morumbi, em São Paulo.

Durante o encontro, cada um dos novos diretores do BNDES fez uma breve apresentação aos demais convidados. De acordo com informações do jornal O Globo, entre os empresários que participaram do almoço estavam Joesley Batista, acionista da J&F, André Esteves, fundador e controlador do banco BTG e Wilson Quintella Filho, fundador da Estre Ambiental. Os três já foram alvos de operações os desdobramentos da Operação Lava-Jato em anos anteriores.