Estande da Huawei em feira de telecomunicações na Alemanha, em 2018.
Estande da Huawei em feira de telecomunicações na Alemanha, em 2018.| Foto: Matti Blume/Wikimedia Commons

A Embaixada da China no Brasil reagiu neste sábado (7) às declarações feitas por representantes dos Estados Unidos que afirmaram ter “fortes preocupações" com a adoção da tecnologia 5G da Huawei no Brasil. A representação diplomática afirmou, em nota, que os americanos pretendem “difamar a China e cercear as empresas chinesas de alta tecnologia” e “sabotar a parceria sino-brasileira”.

A manifestação da Embaixada chinesa ocorreu após a visita do conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, a Brasília na quinta-feira (5). Entre os pontos discutidos durante a visita, segundo o porta-voz da Embaixada dos EUA no Brasil, Tobias Bradford, estava a declaração de que os EUA “continuam a ter fortes preocupações sobre o papel potencial da Huawei na infraestrutura de telecomunicações do Brasil, bem como em outros países ao redor do mundo”.

Os Estados Unidos tentam evitar que a gigante chinesa de tecnologia Huawei instale a infraestrutura 5G em diversos países aliados. A representação da China demonstrou “forte insatisfação e veemente objeção”, após a declaração. Com informações do jornal O Globo.