Foram relatados casos de corrosão na parte traseira das aeronaves
Foram relatados casos de corrosão na parte traseira das aeronaves| Foto: Erich Shibata Nishiyama/Divulgação Embraer

Em carta aos clientes, a Embraer anunciou nesta quarta-feira (13) uma espécie de recall dos jatos executivos Phenom 300. Foram relatados casos de corrosão nas massas de balanceamento dos profundores (parte traseira da aeronaves), que podem provocar perda de controle da aeronave.

A chamada para revisão dos jatos envolve um terço da frota de 500 aviões. Ou seja, 166 aeronaves terão de passar por essa manutenção preventiva. A recomendação é de que os clientes entrem em contato com o centro de serviços de sua preferência para planejar a inspeção o quanto antes.

Segundo o presidente da Embraer Serviços, Johann Bordais, a empresa decidiu propor um tempo de cumprimento de revisão das aeronaves de 3 dias ou cinco horas de voo, o que vier primeiro. Esse prazo vale para o grupo 1, de quem tem aeronaves consideradas mais suscetíveis à corrosão. "As demais aeronaves serão incluídas no grupo 2, o qual terá a mesma data para cumprimento das inspeções, ou seja, 60 dias ou 100 horas de voo, o que ocorrer primeiro", diz o executivo.