De acordo com a B3, a escultura do “Touru de Ouro” representa “a força e a resiliência do povo brasileiro”.
De acordo com a B3, a escultura do “Touru de Ouro” representa “a força e a resiliência do povo brasileiro”.| Foto: B3/Divulgação

A escultura batizada de “Touro de Ouro” instalada ontem em frente à bolsa de valores de São Paulo (B3) foi alvo de protestos nesta quarta-feira (17), menos de 24 horas após ser inaugurada e mesmo sendo vigiada em tempo integral por seguranças contratados pela empresa. Manifestantes colaram cartazes no objeto, segundo eles, em protesto contra a fome.

Manifestantes publicaram imagens do protesto nas redes sociais.
Manifestantes publicaram imagens do protesto nas redes sociais.| Reprodução/Facebook

Nas redes sociais, o grupo publicou imagens do ato com um texto explicando a ação. “Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto", diz o grupo.

Construído sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva, o Touro tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura. De acordo com a B3, a escultura representa “a força e a resiliência do povo brasileiro”.