Os bens de capital são os ativos de uma empresa para a produção dos bens de consumo
Os bens de capital são os ativos de uma empresa para a produção dos bens de consumo| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A exportação de bens de capital apresentou queda de 49% no trimestre encerrado em agosto. É a sétima queda consecutiva nessa comparação. Os dados foram medidos pelo Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) na manhã desta quarta-feira (16).

As informações apontam que a exportação apresentou queda de modo geral no Brasil. No trimestre de junho a agosto, a baixa foi de 7,3% em comparação com o mesmo trimestre de 2018. À exceção de serviços, que teve fraco crescimento, de 0,3%, todos os demais grandes grupos de exportação se retraíram nesse período.

Com esse panorama, a importação apresentou retração de 4,1% no trimestre móvel findo em agosto, comparativamente ao mesmo período de 2018. O efeito base também influenciou na queda do volume importado, tendo em vista as elevadas retrações dos bens de capital (-33 5%) e dos bens de consumo duráveis (-22,9%), quando estes haviam crescido 142,9% e 49,7%, respectivamente, no trimestre móvel findo em agosto de 2018.