(Foto: Lionel Bonaventure/AFP)
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O Facebook divulgou nesta terça-feira (20) seu tão aguardado recurso que permite aos usuários limitar o acesso dos seus dados pessoais por parte da gigante da tecnologia. Por meio da ferramenta, será possível impedir que negócios, aplicativos e similares que coletam dados sobre usuários na web repassem as informações à empresa de Mark Zuckerberg.

A controladora de mídias sociais disse que as novas ferramentas para controlar a atividade fora do Facebook são projetadas para "lançar mais luz" em uma forma de rastreamento online (em torno de hábitos de compra, históricos de navegação e outras atividades) que determina os anúncios vistos na rede social. Os usuários poderão podem optar por remover esse histórico de suas contas e desativar alguns ou todos os rastreamentos futuros.

Inicialmente em testes na Espanha, Irlanda e Coreia do Sul, a medida deve decepcionar usuários que esperavam a opção de excluir integralmente esse tipo de informação da rede. A expectativa foi criada pelo próprio executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, que em maio passado admitiu que a empresa nem sempre fora clara sobre as formas de aprender sobre seus usuários e prometeu uma função que eliminaria por completo esse tipo de dado.