As farmácias de manipulação vinham utilizando o WhatsApp Business para enviar orçamentos a clientes
As farmácias de manipulação vinham utilizando o WhatsApp Business para enviar orçamentos a clientes| Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo

A Associação de Farmácias de Manipulação (Anfarmag) entrou na Justiça contra o Facebook, responsável pelo WhatsApp, em nome de 500 empresas que tiveram as contas bloqueadas no aplicativo de mensagens. As farmácias vinham utilizando o WhatsApp Business para enviar orçamentos a clientes com base em prescrições médicas.

Segundo as empresas envolvidas, os avisos do WhatsApp foram genéricos. O aplicativo informou que as contas violaram seus termos de uso, mas não detalhou qual regra teria sido descumprida. Ao tentar entrar em contato com o suporte do aplicativo, as farmácias não receberam resposta.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o diretor-executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, disse que os bloqueios se tornaram mais comuns nos últimos dias. A associação defende que as farmácias têm permissão da Anvisa para atendimento e venda remota de produtos e medicamentos.