As alterações no algoritmo vão indicar qual veículo publicou sobre determinado tema primeiro
As alterações no algoritmo vão indicar qual veículo publicou sobre determinado tema primeiro| Foto: Pixabay

O Google anunciou nesta quinta-feira (12) que está realizando uma mudança em seu algoritmo de pesquisas. A intenção é privilegiar reportagens originais na classificação feita quando um usuário procura por algum assunto. Por meio de seu blog oficial, a empresa disse que a medida visa apoiar o trabalho das organizações jornalísticas.

A novidade estará disponível primeiramente em inglês, mas deve se estender a todas as línguas. Entre as medidas anunciadas, o Google deve passar a destacar matérias que originaram outras reportagens subsequentes, bem como dar maior espaço para veículos de imprensa prestigiados ou responsáveis por furos de notícias.

A mudança é uma forma de tentar garantir que a receita de anunciantes seja direcionada às companhias que investiram na apuração da notícia. Essa é uma demanda antiga, já que o Google não repassa a verba que obtém a partir do conteúdo de terceiros indexado em seu site. Há informações da Folha de S. Paulo.