Governo deve anunciar novas medidas nesta semana.
Governo deve anunciar novas medidas nesta semana.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.

O governo federal prepara uma medida para zerar a alíquota do Imposto de Importação de 11 produtos. A iniciativa, que deve ser anunciada nesta quinta-feira (11), inclui o aço e produtos da cesta básica. Em março, uma redução parecida foi aplicada para produtos como etanol, café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja, para tentar conter o efeito da inflação.

A lista completa dos 11 produtos que terão a alíquota do tributo de importação zerada ainda não foi divulgada, informou a Folha de S. Paulo. A iniciativa ainda precisa ser analisada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) e pela Presidência da República.

Além disso, no mesmo dia o governo pode anunciar uma nova redução geral de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. A redução pode abranger quase todos os setores de importações brasileiros. O novo corte nas alíquotas para a compra de produtos de fora do bloco é semelhante ao que foi feito no fim do ano passado. Em novembro, o governo federal anunciou a redução de 10% das alíquotas de importação de aproximadamente 87% dos produtos tributados com esse imposto.