Governo não comenta PIB abaixo do esperado: “resultado confirma retomada em V”
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em nota técnica, governo classificou como "robusto" o crescimento de 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre deste ano, segundo dado divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (3). Também afirmou que o resultado, puxado pela indústria e pelo comércio, confirma a retomada em "V" da economia, ou seja, forte crescimento após queda abrupta no primeiro semestre causada pela pandemia de Covid-19. Porém, não comentou o fato de o resultado ter vindo abaixo do esperado – o Ministério da Economia previa alta de 8,3% sobre o segundo trimestre.

"O resultado do PIB no 3T20 apresenta forte recuperação da economia brasileira, confirmando a retomada em 'V' da atividade. Os setores da Indústria e Comércio foram os principais motores para a atividade no 3T20, enquanto o setor de Serviços deverá apresentar a maior contribuição para o aumento do PIB no 4T20 e início de 2021", diz a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, em nota técnica.

Ainda segundo a SPE, as medidas econômicas emergenciais adotadas pelo governo e pelo Congresso formaram um "escudo de proteção" para a economia durante a pandemia e foram fundamentais para reverter os resultados negativos do primeiro semestre. E lembra que já há setores da economia, como a indústria, que recuperaram os níveis anteriores à pandemia. Essa forte recuperação, diz o governo, continuará no quarto trimestre e em 2021 sem a necessidade de novos auxílios emergenciais.