O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim| Foto: NEILA ROCHA/ASCOM/SEAPC/MCTI

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, prometeu na sexta-feira (20) uma “grande chamada” no valor de R$ 100 milhões para empreendedores e pesquisadores de iniciativas na área de combustíveis e hidrogênio verde. De acordo com Alvim, o edital será lançado pelo governo nos próximos dias.

O ministro abordou a temática durante o painel do Congresso Mercado Global de Carbono, que contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Segundo Alvim, o hidrogênio vai permitir uma melhor distribuição da energia limpa no Brasil e o próprio presidente Jair Bolsonaro vem cobrando a pasta sobre a pauta.

O ministro acrescentou que a mensuração de créditos no país “é um desafio para nossa ciência”, já que demanda um trabalho de adequação metodológica, para possibilitar a validação por parte da comunidade científica internacional.

“Só com a ciência vamos garantir metodologia e critérios mínimos para que esse mercado aconteça e que o mundo reconheça o crédito de carbono brasileiro como um crédito especial, com alta integridade ambiental”, completou Joaquim Leite.