guedes - caminhoneiros
Paulo Guedes afirmou que o principal problema econômico do país no próximo ano não será o baixo crescimento e sim a inflação.| Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o principal problema econômico do país no próximo ano não será o baixo crescimento e sim a inflação que, segundo ele, será um pouco acima do que a previsão do mercado.

“O problema não será crescimento baixo, o problema será a inflação resiliente. A inflação provavelmente será um pouco acima do que vocês estão prevendo, mas o crescimento também será maior do que vocês estão prevendo, então vamos ver. Eu não faço previsões, eu faço piada de previsões, de previsões erradas”, disse o ministro ao participar de evento virtual promovido pelo Bradesco BBI.

Guedes declarou também que a equipe econômica não pretende interferir nos preços e que a única política para segurar a inflação é a alta dos juros, conduzida pelo Banco Central. “É verdade que juros vão subir com a luta do Banco Central para controlar inflação, mas estamos realmente fazendo a transição para crescimento sustentável em todos os setores”, disse o ministro.