Fila de trabalhadores no teatro municipal de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, para se candidatar a uma vaga de emprego na rede Muffato.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (13) que o ritmo de criação de empregos formais no país está tão forte que talvez seja difícil mantê-lo nos próximos meses. A fala aconteceu durante o 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex). Segundo dados do Caged, foram criadas 131 mil vagas formais em julho, mês que encerrou o ciclo negativo de quatro meses de demissões. Em agosto, foram mais 294,4 mil postos de trabalho. E em setembro, 313 mil empregos com carteira assinada, o melhor mês do ano.

Mesmo com a possível diminuição do ritmo de contratações, Guedes reforçou que o país saiu da recessão e está retomando em "V" (forte recuperação). Dados do Banco Central divulgados nesta sexta-feira (13) confirmam a fala do ministro. O Índice de Atividade (IBC-Br) - considerado "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB) - registrou alta de 9,47% no terceiro trimestre de 2020, número que se confirmado pelo IBGE marcará a saída do país da recessão técnica.