Colheita de soja em Itaberá (SP): segundo OMC, o Brasil é o maior exportador mundial da oleaginosa.
Colheita de soja em Itaberá (SP): segundo OMC, o Brasil é o maior exportador mundial da oleaginosa.| Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

A disputa comercial entre Estados Unidos e China parece estar refletindo nas estatísticas de exportações agrícolas no mundo. Um relatório publicado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) revelou que o Brasil se consolidou na liderança global de exportações de soja. O país foi responsável, em 2018, por 56% das vendas externas da oleaginosa no planeta – 29% de aumento em relação a 2017.

Por outro lado, os EUA, segundo colocado, responderam por 29% das exportações mundiais de soja no ano passado, cerca de 20% a menos do que em 2017. Outros destaques foram o Paraguai, que cresceu 3% de um ano para o outro, chegando a 4% de participação global, e o Canadá, com os mesmos 4%, mas com um aumento de 14% em um ano.

A participação da soja na pauta de commodities agrícolas subiu de 2,6% (2008) para 3,3% em 2018, totalizando US$ 60 bilhões comercializados – acréscimo de US$ 35 bilhões em dez anos. De acordo com o relatório da OMC, as exportações de soja cresceram mais do que a média mundial dos outros produtos agrícolas (3,1% ao ano, em média). Por outro lado, os preços do grão despencaram 24% na última década.