Houve queda na demanda por bens de investimentos, como maquinário para fábricas, área na qual a Alemanha é especializada
Houve queda na demanda por bens de investimentos, como maquinário para fábricas, área na qual a Alemanha é especializada| Foto: Bigstock

Os principais institutos econômicos da Alemanha reduziram suas projeções para o crescimento da economia do país para este ano e o próximo. A atual previsão é de que a economia alemã cresça apenas 0,5% em 2019 e 1,1% em 2020. Em maio, os institutos projetavam avanços do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha de 0,8% neste ano e de 1,8% em 2020.

Para justificar a revisão, os institutos culparam a demanda global mais fraca por bens de investimento, as mudanças estruturais na indústria automotiva e o aumento da incerteza empresarial relacionada a disputas comerciais, o que inclui o Brexit.

O PIB alemão sofreu leve contração no segundo trimestre e há temores de que tenha encolhido de novo entre julho e setembro, o que colocaria a maior economia europeia numa recessão técnica.