A queda do PIB e a desvalorização do real em relação ao dólar devem tirar o Brasil do ranking das dez maiores economias do mundo.
A queda do PIB e a desvalorização do real em relação ao dólar devem tirar o Brasil do ranking das dez maiores economias do mundo.| Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

A retração no Produto Interno Bruto (PIB) e a desvalorização do real vão tirar o Brasil do ranking das dez maiores economias do número, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) compilados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e divulgados pelo "Valor". Em 2019, com um PIB equivalente a US$ 1,8 trilhão, o país ocupou a nona posição. Para o FMI, em 2020 o PIB brasileiro cairá 5,8% em reais - projeção bem pior que a do governo brasileiro (-4,7%) e que a de bancos e consultorias locais (-4,8%).

Como a moeda brasileira teve forte desvalorização em relação à norte-americana neste ano, na conversão para dólares o tombo previsto pelo FMI será muito pior, de 28,3%. Com isso, a soma das riquezas geradas por nossa economia será de aproximadamente US$ 1,4 trilhão, e o país será ultrapassado por Canadá, Coreia do Sul e Rússia, caindo para o 12.º lugar.

Pesquisador da FGV, Marcel Balassiano ressaltou ao "Valor" que muito da queda de posições do país se deve ao câmbio, mas que essa questão não foi obra do acaso. “É importante frisar que a desvalorização do real ao longo do ano e o aumento do risco são reflexos dos problemas brasileiros, principalmente do lado fiscal.