Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em painel em Davos nesta segunda-feira (16)
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em painel em Davos nesta segunda-feira (16)| Foto: Boris Baldinger/ World Economic Forum

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participa nesta segunda-feira (16) do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Em seu discurso no painel de abertura, a ministra declarou que o governo de Lula está comprometido com o "desmatamento zero, proteção dos povos indígenas, democracia e sustentabilidade".

"Há uma grande expectativa em relação ao Brasil, que sempre contribuiu com agendas importantes de sustentabilidade. Infelizmente, nos quatro últimos anos, viramos párias", disse Marina Silva.

Antes de subir ao palco, Marina teve um encontro bilateral com Ilan Goldfajn, presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em busca de novas possibilidades de investimentos para o Brasil. A ministra citou a ampliação do Fundo da Amazônia que foi reativado no governo Lula, como uma das possibilidades e citou o interesse de instituições filantrópicas que querem investir no Fundo.

"Os parceiros estão surgindo. Seja em relação às agências multilaterais de financiamento, seja governos, seja filantropia ou por meio de parcerias no campo da inovação tecnológica", destacou a ministra.

Marina também destacou como as maiores prioridades em relação a questão climática, "o combate ao desmatamento e o enfrentamento do garimpo criminoso nas terras das populações indígenas brasileiras". Segundo ela, esse é o "maior vetor de emissão de carbono".