Segundo a FGV, 48% das empresas registraram queda nos lucros em 2021, em comparação com o registrado mesmo período do ano passado.
Segundo a FGV, 48% das empresas registraram queda nos lucros em 2021, em comparação com o registrado no mesmo período do ano passado.| Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep

Quase metade das empresas brasileiras iniciou 2021 com lucro abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). As informações são da Folha de S. Paulo. A pesquisa foi feita em janeiro com 4.044 companhias da indústria, comércio, serviços e construção.

O Ibre mostrou que 48% das empresas reportaram lucros menores, 35% informaram estabilidade e 17% dizem ter registrado um resultado melhor que o de janeiro de 2020. O recrudescimento da pandemia e o fim do auxílio emergencial são fatores que deverão impactar na piora dos resultados nos próximos meses, segundo os pesquisadores da FGV.

Na indústria, 26% das empresas do setor registraram lucro, os segmentos farmacêutico, químico e de minerais não metálicos, tiveram destaque. Já as indústrias de vestuário e de couros e calçados têm quase 90% dos empresários registrando perdas. Os serviços tiveram 62% de queda nos resultados. Em torno de 90% da queda no setor de serviços está localizada nos segmentos de alimentação e alojamento.

No comércio, 48% das empresas tiveram queda no lucro em janeiro e 18% registraram ganhos. Nessa área, segundo o levantamento, o destaque negativo é o segmento de tecidos, vestuário e calçados, com quase 8 de cada 10 empresas reportando perdas. No setor de supermercados, 23% registram aumento de lucro, 28% queda e 49% estão estáveis.