O Ministério defende que o objetivo é aprovar novas moléculas, menos tóxicas e mais ambientalmente corretas
O Ministério defende que o objetivo é aprovar novas moléculas, menos tóxicas e mais ambientalmente corretas| Foto: Rogério Machado/Gazeta do Povo

O Ministério da Agricultura aprovou nesta quinta-feira (3) o registro de mais seis novos agrotóxicos, 41 defensivos genéricos (cujo princípio ativo já existia no mercado e teve a patente expirada) e dez defensivos biológicos e orgânicos. O número total de registros concedidos desde o início do ano chegou, agora, a 382, informou a pasta. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Os seis agrotóxicos agora registrados são formulados com base em ingredientes ativos novos. Entre as moléculas, estão produtos à base de Dinotefuram, para controle de insetos sugadores, como percevejos e mosca-branca. Quanto aos produtos biológicos e orgânicos aprovados, entre eles estão dois inéditos: o feito à base de Heterorhabditis bacteriophora (para o controle da larva-alfinete, praga da batata) e de Hirsutella thompsonii (para o controle do ácaro-rajado, praga que ataca frutas, soja, feijão, milho e algodão).

De acordo com a nota do ministério, do total de registros aprovados este ano, 214 são produtos técnicos - ou seja, destinados exclusivamente a uso industrial - e os 168 restantes são produtos formulados, que já estão prontos para serem adquiridos pelos produtores rurais, mediante a recomendação de um engenheiro agrônomo. "Além disso, desses 168, 24 são produtos biológicos ou orgânicos", informa a pasta.