Linhas de transmissao de energia, energia eletrica
Linhas de transmissao de energia, energia eletrica| Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, rechaçou na terça (11) o risco de falta de energia elétrica no Brasil em 2021. Ele reconheceu, no entanto, que será necessária muita atenção, além da adoção de medidas "excepcionais" para garantir o abastecimento. O país entrou no período de seca com o pior volume de chuvas registrado nos reservatórios em 91 anos.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS), os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que representam 70% da capacidade de armazenamento do país, finalizaram abril com nível de armazenamento médio de 34,7%.

"Apesar das medidas excepcionais e da crise hidrológica que nós estamos vivendo, nós temos condições de garantir a segurança energética do País para 2021, mas, já adianto, vai exigir medidas excepcionais e também bastante atenção por parte de todos os agentes públicos", afirmou o ministro, em audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

De acordo com projeção do Ministério de Minas e Energia, com base em dados do ONS, se nenhuma medida for tomada, os reservatórios podem chegar a 14,9% da capacidade em novembro.

A declaração do ministro surge logo após o presidente Jair Bolsonaro ter demonstrado preocupação com a situação, ao afirmar que o Brasil terá um novo "problema sério" pela frente em razão da falta de chuvas.