Linha de montagem de fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.| Foto: Divulgação

As montadoras europeias estão otimistas em aumentar as exportações de automóveis para os países do Mercosul, após o acordo histórico anunciado na última sexta-feira (28). “Sob condições ideais, há um real potencial de crescimento para a indústria automobilística da União Europeia, levando em conta o tamanho do Mercosul, tanto em termos de população como de PIB”, disse o secretário-geral da Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA), Erik Jonnaert, em comunicado.

O dirigente da ACEA destacou que o Mercosul é um mercado de 270 milhões de pessoas onde, no ano passado, foram vendidos 3,3 milhões de carros novos. Deste montante, os europeus ocuparam apenas 2,2% (73 mil veículos). Em contraste, o Mercosul importou no total 234 mil carros de outras regiões, o equivalente a 8% do mercado.

A União Europeia exportou quase 6,1 milhões de automóveis em 2018, com superávit comercial de 84,4 bilhões de euros. A ACEA acredita que tanto os europeus quanto os sul-americanos deverão ser beneficiados com a redução das tarifas, remoção de sobretaxas e criação de “uma nova sinergia de importação e exportação” entre os dois blocos.

Publicidade