Logomarca de Nestlé
Nestlé toma a dianteira no uso de tecnologia blockchain para rastrear cadeia produtiva.| Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, a Nestlé firmou parceria com a plataforma aberta de blockchain OpenSC para criar uma ferramenta de rastreio dos ingredientes utilizados em sua cadeia produtiva. A proposta é usar a tecnologia para que o consumidor consiga refazer o caminho de sua comida, desde a compra até o produtor de origem. Para isso, o blockchain foi escolhido por garantir registros independentes e livres da possibilidade de adulteração.

Testes para viabilizar a ferramenta são realizados desde 2017, de acordo com a Nestlé. O programa piloto foi anunciado nesta terça-feira (2) e começa bastante pontual, com o rastreamento da produção de leite de fazendas da Nova Zelândia e que é levada para fábricas e armazéns da Nestlé no Oriente Médio. Mais tarde, a plataforma será testada no acompanhamento do óleo de palma proveniente das Américas.

As fases iniciais devem permitir que a empresa entenda de que modo o sistema pode ganhar escala. A rastreabilidade das cadeias de fornecimento pretende colaborar com o aumento do nível de transparência da companhia e tem relação com o compromisso por uma produção globalmente responsável, defende a multinacional. Conforme a assessoria da Nestlé, não há previsão para a chegada de ação semelhante ao Brasil.