Para o Copom, há fatores de risco tanto na direção de baixa, como na de alta de inflação
Para o Copom, há fatores de risco tanto na direção de baixa, como na de alta de inflação| Foto: Bigstock

Os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reafirmaram nesta terça-feira (5) na ata do último encontro do colegiado, que seu cenário inclui fatores de risco tanto na direção de baixa, como na de alta de inflação. No lado dos riscos de uma inflação menor que a projetada, o BC citou que "a combinação do nível de ociosidade elevado e da potencial propagação da inflação corrente, por mecanismos inerciais, pode continuar produzindo trajetória prospectiva abaixo do esperado".

Já do lado dos riscos de uma inflação maior que a projetada, o Copom passou a considerar que "o atual grau de estímulo monetário, que atua com defasagens sobre a economia, aumenta a incerteza sobre os canais de transmissão e pode elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária".

Ainda no balanço de riscos, o BC repetiu que o risco de uma inflação maior se intensifica nos casos de deterioração do cenário externo para economias emergentes ou em eventual frustração em relação à continuidade das reformas e ajustes na economia.