O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira (16) que é obrigação da Casa aprovar projetos importantes, como a reforma tributária. O parlamentar espera a aprovação do texto pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima semana. No entanto, ele não estabeleceu uma data para a análise da PEC 110/2019 no plenário.

"É natural que, num ano de eleição, haja dificuldade de realizar grandes reformas nacionais. Precisamos apartar o interesse nacional pelas reformas para conter a crise da discussão eleitoral. A eleição será a ordem do dia prioritária no Brasil, mas até [esse dia] chegar, temos a obrigação de aprovar projetos importantes. Não podemos atrofiar o Legislativo em função de eleições", afirmou.

O relator, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), apresentou nesta nesta quarta à CCJ o parecer mais recente, mas a votação foi adiada para a semana que vem. O presidente do Senado fez um apelo pela conclusão do assunto, que tramita há quase três anos.

"Essa matéria é muito importante para o país. Encerrada a discussão, esperamos que a CCJ possa enfim aprovar essa medida. Uma vez cumprida a fase da comissão, tenho o compromisso de levar o mais rapidamente possível ao Plenário, não necessariamente [no mesmo dia]", disse Pacheco. Com informações da Agência Senado.