Paulo Guedes, ministro da Economia
Guedes afirmou que é possível repor a inflação acumulada no ano até o momento, de 5%, no reajuste aos servidores públicos federais.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou nesta quinta-feira (25) que é possível repor a inflação acumulada no ano até o momento, de 5%, no reajuste aos servidores públicos federais neste ano. Segundo ele, quando ocorre uma guerra, como da Ucrânia, as pessoas perdem um pouco.

“Porque perdas acontecem. Quando tem uma guerra as pessoas perdem um pouco. Todo mundo perdeu, no mundo inteiro. O que você faz é o seguinte: daqui pra frente é possível manter? Por exemplo, a inflação acumulada neste ano foi 5% até agora. É possível repor o funcionalismo deste ano? Sim, é possível. Até 5% dá. Essa que é a conversa hoje lá”, declarou o ministro, em rápida conversa com jornalistas em Davos, na Suíça, onde acontece o Fórum Econômico Mundial.

A projeção é que um reajuste de 5% aos servidores públicos federais custe R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos apenas em 2022, ano em que o presidente busca a reeleição. Com isso, a decisão extrapola os recursos que o governo estimou para reajustes e reestruturações nas carreiras públicas, que estava em R$ 1,7 bilhão.