Esferas de armazenamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da Refinaria Duque de Caxias
GLP importado deve abastecer térmicas brasileiras a partir de 15 de agosto.| Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

A Petrobras compensará uma parada programada da plataforma de Mexilhão, na bacia de Santos, com combustível importado. A medida pretende evitar falta de gás para abastecer as usinas térmicas durante o período de manutenção. A informação foi confirmada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Rodolfo Saboia, durante audiência pública da Câmara Federal sobre a crise hídrica.

Responsável por escoar gás natural do pré-sal para as usinas termelétricas brasileiras, Mexilhão passará por um mês de manutenção preventiva, a partir de 15 de agosto. Com a plataforma fora de atividade por um mês, preocupava o risco de faltar combustível para o acionamento total das usinas, adotado como medida para poupar os reservatórios de hidrelétricas. Segundo Saboia, a parada da plataforma será compensada com o fornecimento de GLP importado fornecido por navios e com ampliação da capacidade do Terminal de Regaseificação da Baía de Guanabara.

A inatividade de Mexilhão poderia derrubar em 3 mil megawatts a geração de energia ante os 15 mil megawatts de capacidade total das térmicas a gás natural no país. Desde outubro autoridades do setor elétrico tem ampliado o acionamento de usinas térmicas por causa dos baixos níveis em hidrelétricas. A partir de junho o acionamento chegou ao total da capacidade.