| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A economia brasileira deve melhorar ou melhorar muito para 49% da população, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (11). Para 24% dos entrevistados, a situação deve ser a mesma em 2020. O mesmo porcentual afirma que o cenário vai piorar ou piorar muito e 3% não sabem ou não responderam. A pesquisa indica ainda que 30% dos entrevistados acreditam em queda no desemprego para o ano que vem.

A mesma sondagem, no entanto, aponta que apenas 16% acham que o problema da corrupção irá melhorar em 2020. Os entrevistados puderam escolher três pontos que devem apresentar melhora. Para 24%, serão reduzidos os problemas sobre segurança pública e violência. O mesmo porcentual confia em melhoria na saúde e, 23%, na educação. Para 9%, o custo de vida, os preços e a inflação devem apresentar melhora no próximo ano. Apenas 4% esperam avanços relacionados ao baixo crescimento da economia e o desenvolvimento do país; outros 4% confiam em melhoras no meio ambiente.

O levantamento foi realizado com 2 mil eleitores de 16 anos ou mais em 127 municípios de todo país. As entrevistas ocorreram de 5 a 8 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais e o grau de confiança é de 95%.

Publicidade