Prazo para saque emergencial do FGTS termina nesta quinta-feira (31). Veja como sacar
Solicitação pode ser feita pelos aplicativos do FGTS e Caixa Tem ou presencialmente, nas agências da Caixa| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasileiros com saldo em contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que ainda não fizeram o saque emergencial equivalente a até um salário mínimo (R$1.045) poderão solicitar o resgate até esta quinta-feira (31).

Para ter acesso aos recursos é preciso fazer a solicitação pelo aplicativo do FGTS até o último dia do ano. Os valores serão transferidos para a conta digital que pode ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem. Quem desejar fazer a solicitação presencialmente deverá se deslocar até uma agência da Caixa Econômica Federal até esta quarta-feira (30), já que no último dia do ano todas as agências estarão fechadas.

Por outro lado, trabalhadores que optarem por não retirar o saldo disponível para a operação não perderão os recursos. A quantia disponibilizada retornará à conta vinculada ao fundo com correção.

O saque emergencial de parte do FGTS foi criado pela Medida Provisória 946/20 com o objetivo de auxiliar os brasileiros no enfrentamento aos impactos da pandemia da Covid-19. De acordo com a Caixa, foram disponibilizados R$ 37,8 bilhões para mais de 60 milhões de trabalhadores durante o ano.