Duas iniciativas com foco no mercado bancário foram previstas pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto
Duas iniciativas com foco no mercado bancário foram previstas pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou nesta quarta-feira (6), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, iniciativas da instituição com foco no mercado bancário. A primeira delas foi o sistema de pagamentos instantâneos, que deve ser lançado no Brasil até o fim do ano que vem.

"O Fed Federal Reserve acabou de anunciar que terá um sistema de pagamento instantâneo em 2023 ou 2024. Nós teremos em 2020", pontuou Campos Neto. O presidente do BC disse, ainda, que o sistema de pagamentos instantâneos permitirá operações sete dias por semana, 24 horas por dia. Assim, haverá menos demanda por dinheiro vivo nas transações.

O líder do BC também citou o open banking, que trata da disponibilização dos dados dos clientes entre as diferentes instituições. Segundo ele, isso deve gerar competição no mercado. "Hoje os donos dos dados são os bancos. O open banking vai obrigar o banco a abrir os dados quando ele quiser. É um movimento grande que estamos fazendo para gerar competição", afirmou Campos Neto.