O Procon considerou que a Gol vendeu mais da metade das passagens para empresas, e não para pessoas físicas
O Procon considerou que a Gol vendeu mais da metade das passagens para empresas, e não para pessoas físicas| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O Procon de São Paulo multou a companhia Gol Linhas Aéreas em R$ 3,5 milhões por infringir o Código de Defesa do Consumidor. A infração teve início no dia 18 de junho, quando a empresa realizou a promoção “Gol a preço de Brahma”, em que passagens internacionais foram vendidas a R$ 3,90 mais taxas.

Após reclamações registradas por consumidores, que relataram problemas para efetuar a compra, a companhia foi notificada pelo Procon. O serviço de defesa do consumidor descobriu, então, que a Gol vendeu 78 das 140 passagens disponíveis para pessoas vinculadas a operadoras de turismo. Além disso, outros nove bilhetes foram pagos na modalidade "fatura", utilizada apenas por agências de viagem já cadastradas na Gol. O Procon disse, ainda, que a empresa deixou de lado informações essenciais na campanha publicitária, como o número de passagens que seriam comercializadas.