Indústria – fábrica – mecânica – usinagem – tornearia – retífica – maquinas – torno – freza – fresa – mecânica industrial – metalurgico – metalurgica – maquinas e equipamentos industriais – Delsoto Usinagem de Peças Industriais, em São José dos Pinhais – indústria automotiva – maquina pesada – economia – inflação –
Durante o período houve alta em três das quatro grandes categorias econômicas e em quatorze dos 26 ramos pesquisados.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

A produção industrial do país subiu 0,3% no mês de março, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Durante o período houve alta em três das quatro grandes categorias econômicas e em quatorze dos 26 ramos pesquisados. Já em comparação a março do ano passado, o indicador registrou uma queda de 2,1%, oitava taxa negativa consecutiva nessa comparação. No acumulado do ano, frente ao mesmo indicador de 2021, a produção industrial teve uma queda 4,5%. O acumulado nos últimos doze meses chegou a 1,8% em março e vem reduzindo sua intensidade de crescimento desde agosto de 2021 (7,2%).

Entre as grandes categorias econômicas, bens de capital (8,0%), bens de consumo duráveis (2,5%) e o setor produtor de bens intermediários (0,6%) tiveram taxas positivas em março de 2022. Já o segmento de bens de consumo semi e não-duráveis (-3,3%) apontou a única retração no período.

Dentre as atividades avaliadas, o maior crescimento foi registrado por veículos automotores, reboques e carrocerias (6,9%), outros produtos químicos (7,8%), bebidas (6,4%) e máquinas e equipamentos (4,9%). Outras contribuições positivas relevantes vieram de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (7,9%), de couro, artigos para viagem e calçados (8,9%) e de indústrias extrativas (0,9%). Por outro lado, entre as doze atividades em queda, produtos alimentícios (-1,7%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,1%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-8,4%) tiveram os principais impactos negativos em março de 2022.