Imposto de Renda, Receita Federal
Imposto de Renda, Receita Federal| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

A partir das 9 horas da manhã desta terça-feira (8), o quinto lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 estará disponível para consulta. O lote de restituição inclui também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. O crédito bancário para mais de 2,7 milhões de contribuintes será realizado no dia 15 de outubro, totalizando R$ 3,5 bilhões.

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita, ou ligar para o Receitafone, no número 146. Na consulta ao site da Receita, é possível também acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar os problemas e fazer a autorregularização, mediante entrega da declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones por meio do qual é possível consultar diretamente nas bases de dados as informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de CPF.