Em 2019, rede que começou como negócio familiar deve abrir mais 240 farmácias
Em 2019, rede que começou como negócio familiar deve abrir mais 240 farmácias| Foto: Divulgação / Daniel Pinheiro

A RD, dona das marcas Droga Raia e Drogasil, anunciou nesta terça-feira (02/07) que concluiu a aquisição de 100% do capital da Drogaria Onofre, que combina uma rede de 50 lojas físicas – a maioria em São Paulo – com uma das maiores operações de e-commerce farmacêutico do País.

A companhia convocou uma assembleia geral extraordinária para o dia 1º de agosto de 2019 para aprovar junto aos acionistas a incorporação da Onofre, que era controlada pelo grupo americano CVS. O negócio foi anunciado em fevereiro deste ano (Líder no segmento de farmácias surfa no fracasso de concorrente estrangeiro). Com a incorporação, as unidades da Onofre vão ser convertidas para as marcas Droga Raia e Drogasil, mas e-commerce e televendas seguem com a marca Onofre. A RD informou que vai reaproveitar em suas filiais “a totalidade dos funcionários de lojas da Onofre” e que espera aproveitar "um número significativo de pessoas" das áreas de logística e administração.

A RD é a maior rede de farmácias do País. Desde a fusão entre Droga Raia e Drogasil, em 2011, a empresa passou de um faturamento de R$ 4,7 bilhões para R$ 16,1 bilhões. A rede detém 1900 lojas no país e inaugura uma nova unidade a cada 36 horas (foram 240 em 2018 e outras 240 deve ser abertas em 2019).