O navio de cruzeiros Costa Fascinosa aportou no Pier Mauá no último dia 6 com casos de Covid-19 entre tripulantes e passageiros, que desembarcaram para cumprir quarentena na cidade.
O protocolo de viagem exigirá, entre outros itens, a vacinação completa obrigatória de passageiros e tripulantes e a testagem antes do embarque.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiro (Clia) anunciou na quarta-feira (2) o reinício da temporada de cruzeiros marítimos no país. O período de saída dos navios começa no sábado (5) e terminará no dia 18 de abril, com previsão de 19 roteiros, passando Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Os serviços estavam suspensos até o mês de fevereiro após o registro de diversos casos de Covid-19 dentro das embarcações. Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada na última semana, liberou a operação de navios de cruzeiro em todo o país a partir do dia 7 de março, porém, segundo o Ministério do Turismo, após uma nova avaliação do cenário epidemiológico, ocorreu a antecipação da data.

“A decisão de retomar a temporada de cruzeiros foi tomada a partir do alinhamento das autoridades competentes junto ao setor de cruzeiros, estados e municípios envolvidos, com o intuito de zelar pela segurança de turistas e tripulantes. Este é um segmento importantíssimo para a geração de emprego e movimentação da economia no Brasil”, diz a pasta.

O protocolo de viagem exigirá, entre outros itens, a vacinação completa obrigatória de passageiros e tripulantes e a testagem antes do embarque. Em janeiro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que faria uma investigações sobre a possibilidade de violação de protocolos por parte de navios de cruzeiro que registraram surtos de Covid-19 entre seus passageiros.