Atuais contratos de pedágio no Paraná acabam em novembro de 2021.
Senado aprova projeto de pedágio proporcional à distância percorrida.| Foto: Felipe Rosa/Arquivo/Tribuna do Paraná

O Senado aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei que pretende implementar o pagamento de pedágio em rodovias proporcional à distância percorrida pelo motorista. O projeto deve ser analisado pela Câmara dos Deputados. As informações são do portal G1. O sistema já é utilizado em outros países, o Brasil cobra um valor fixo de pedágio de acordo com a categoria de cada veículo.

Se aprovado na Câmara, o projeto irá para sanção presidencial. O texto diz que o sistema será regulamentado pelo Poder Executivo dentro de 180 dias após a publicação da lei. O PL prevê a instalação nas estradas de equipamentos capazes de identificar os veículos.

Caso um determinado trecho da rodovia não tenha o sistema, os usuários receberão um  desconto no valor de impostos municipais. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) já deu parecer favorável ao modelo. A CNT afirma que a identificação dos carros para controle do trecho percorrido poderá ser feita por meio da Identificação por Radiofrequência (RFID) ou por câmera de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR).