Como a chegada do 5G deve impactar startups no Brasil
A partir de segunda-feira (22) as operadoras poderão ativar estações com a tecnologia 5G do serviço móvel nas cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).| Foto: Pexels, Edouard Matte/Reprodução

A partir de segunda-feira (22) as operadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel nas cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (18) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após deliberação do Gaispi, grupo de acompanhamento da implantação das soluções para os problemas de interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz.

Com a liberação, já são 12 capitais que contam com a disponibilidade do 5G. Atualmente o sinal já está ativado também nas cidades de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

“O Conselho Diretor da Anatel aprovou na data de hoje a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, conforme sugestão do Gaispi, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF)”, diz a Anatel em nota.

Segundo o órgão, a medida é necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Ainda é possível que o prazo de implantação nas demais capitais seja antecipado por decisão do Gaispi, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF.