A informação de aumento das importações foi divulgada pelo chairman da Cofco, Jingtao (Johny) Chi durante palestra no Congresso Brasileiro do Agronegócio, que ocorre em São Paulo.
A informação de aumento das importações foi divulgada pelo chairman da Cofco, Jingtao (Johny) Chi durante palestra no Congresso Brasileiro do Agronegócio, que ocorre em São Paulo.| Foto: Gerardo Lazzari/Divulgação

O grupo chinês Cofco International, uma das maiores tradings de commodities do mundo, anunciou nesta segunda-feira (5) que as importações de grãos brasileiros pela empresa devem crescer, em média, 5% ao ano nos próximos cinco anos. A informação foi divulgada pelo chairman da Cofco, Jingtao "Johny" Chi durante palestra no Congresso Brasileiro do Agronegócio, que ocorre em São Paulo.

Na opinião de Chi, a tendência para o futuro é de haver um estreitamento ainda maior do intercâmbio comercial entre a China e o Brasil. “A população chinesa vem mudando seus hábitos alimentares e, com o ganho de poder aquisitivo, consumirá cada vez mais proteína animal, o que abre boas perspectivas para os produtores brasileiros”, afirmou o executivo em nota divulgada pelo evento.

Ele salientou ainda que cada vez mais cresce a preocupação com as questões ambientais. “Vivemos uma transição na agricultura mundial para um modelo mais sustentável”, pontuou. A Cofco, que importou quase 13 milhões de toneladas de grãos do Brasil em 2018, tem adotado ações para estimular e premiar produtores que preservam o meio ambiente.